Ansiedade e Depressão são transtornos diferentes, no entanto, que andam de mãos dadas na maioria dos casos.
A medicina científica já comprovou que a depressão é um desequilíbrio químico no cérebro, e não, ela não é o mal deste século, ou, somente deste século, ela já está na humanidade há séculos. Esse desequilíbrio bioquímico faz com que seu cérebro trabalhe demais para alimentar os pensamentos negativos, as emoções de culpa, de tristeza, e que perca o prazer por vários aspectos da vida.
A ansiedade é uma emoção do corpo gerada por um alto nível de estresse que se não controlada se torna um transtorno. Você pode sentir medo por uma situação pontual, por exemplo, pular de paraquedas, mas isso só acontece se você for pular de paraquedas. Se este medo é repetido outras vezes, mesmo sem você estar próximo aos paraquedas, apenas se recordando dele, ou seja, não consegue controlar seus pensamentos e emoções, sua mente e seu corpo já adoeceram devido a emoção da ansiedade. Então, medos, pavores, pensamentos de frustações, tensões constroem a emoção da ansiedade.
Perceba que ambas estão relacionadas com os pensamentos, ou seja, estamos falando do Sistema Nervoso Central. Logo, a melhor maneira para usar os óleos essenciais pela via da INALAÇÃO, pois o nervo olfatório ativa direto o lobo frontal e em seguida o sistema líbico, atingindo o córtex pré-frontal e o hipocampo. Mas, é inquestionável os benefícios da massagem relaxante para corpo, então também é indicado usar os óleos essenciais associados a outras terapias.
Por experiência clínica, a indicação de óleos para depressão acaba sendo mais pontual do que para ansiedade, considerando que os gatilhos que desencadeiam a emoção da ansiedade são mais diversificados do que os que já ancoram a depressão.
Então vamos primeiro falar de óleos essenciais.
Cito mais uma vez a experiência clínica de atendimentos diários que tenho e deixo uma alerta de que há muitos mais óleos essenciais para indicar, mas isso depende de cada histórico do interagente. Outro fator também é que sempre que eu faço uma lista grande de óleos acaba confundindo mais do que ajudando.
VAMOS FALAR DAS ERVAS MEDICINAIS QUE AJUDAM SEU CORPO A VENCER OS SINTOMAS DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO
Chás: para cada medida de 1 colher de chá de ervas secas use 1 xícara de água fervente. Tampe a infusão e deixe descansar por 10 a 15 min. (Para maior quantidade, use para 50g de ervas 1,5L de água). Com esse chá você pode preparar banhos e escalda pés terapêuticos. Pode usar no umidificar de ambiente no lugar da água e também acrescentar os óleos essenciais.
Tinturas: para cada 50g de ervas usar 550ml de álcool cereais e 150ml de água destilada. Vede bem o vidro e deixe descansar por 10 a 15 dias. Use 5 gotas desta tintura diluída num copo com água. Aprenda a fazer extratos alcóolicos e oleosos e outras receitas para cuidar da sua saúde em nossos cursos e se certifique Terapeuta.
Florais Alquímicos: Eles devem ser formulados para cada cliente e a indicação será também personalizada!
VOCÊ PODE APRENDER A PRODUZIR SEU PRÓPRIO BIOCOSMÉTICO NOSSA AROMAESCOLA!
ATENÇÃO: Consulte sempre uma Aromaterapeuta para qualquer queixa, e tenha um estilo de vida mais saudável.
SE VOCÊ QUER SABER ONDE ENCONTRA TODOS OS PRODUTOS, CLICA AQUI !
Xêrus Aromático,
Stê Arcanjo
#aromaescola #amordemaynha #mayaaromaterapia #stearcanjo #aromatologia #oleosessenciais #biologia #biologiadasplantas #fotossintese #plantas #natureza #natural #botanica #aromaecologia #terapias #aromaflix #estudos #bioaromatologia #ansiedade #sindromedopanico #depressao
Fale Conosco